Segundo a teoria psicogenética de Piaget, há diferentes fatores do
desenvolvimento: fatores internos do sujeito e fatores de interação do sujeito
com a realidade. Existem fatores que são influenciadores do desenvolvimento,
tais como, a hereditariedade, a experiência
física, e a transmissão
social. Piaget considera ainda um fator determinante: a
equilibração.
A hereditariedade influencia o desenvolvimento, mas é insuficiente para explicá-lo; a própria maturação está na dependência da atividade do sujeito. A maturação interna, como não é um fator que atua sozinho, é considerada um fator insignificante.
A experiência física é entendida como toda a experiência que resulta das ações realizadas materialmente. A lógica da criança, em especial, advém das ações exercidas sobre os objetos; se este é essencial ao desenvolvimento, também é insuficiente porque a lógica da criança não é resultante apenas dele.
A transmissão social diz respeito ao fator da educação, que é fundamental mas não suficiente.
A assimilação, acomodação e equilibração
A assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado percetual, motor ou conceptual nas estruturas cognitivas prévias. Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.
Ocorre, neste caso, um processo de assimilação, ou seja a similaridade entre o cavalo e o cão (apesar da diferença de tamanho) faz com que um cavalo passe por um cão em função da proximidade dos estímulos e da pouca variedade e qualidade dos esquemas acumulados pela criança até o momento. A diferenciação do cavalo para o cão deverá ocorrer por um processo chamado de acomodação.
Ou seja, a criança, apontará para o cavalo e dirá " cão". Neste momento, um adulto intervém e corrige, "não, aquilo não é um cão, é um cavalo". Quando corrigida, definindo que se trata de um cavalo, e não mais de um cão, a criança, então, acomodará aquele estímulo numa nova estrutura cognitiva, criando assim um novo esquema. Esta criança tem, agora, um esquema para o conceito de cão e outro para o conceito de cavalo.
Ligeira semelhança morfológica entre um cavalo e um cão |
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