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sábado, 12 de maio de 2012

Estádios de desenvolvimento cognitivo



Para Piaget o desenvolvimento intelectual processa-se em quatro estádios que são estruturas de conjunto que têm a sua unidade funcional, o que vai permitir caracterizá-las. Cada estádio é um sistema que se distingue, que é diferente dos outros, do ponto de vista qualitativo, isto é, cada um tem as suas formas próprias de adaptação ao meio. Segundo Piaget, cada estádio tem o seu equilíbrio próprio que permite que o sujeito se adapte às situações novas. A passagem de um estádio ao seguinte é um processo de equilíbrio no sentido de uma auto-regulação. Assim, o processo de desenvolvimento vai no sentido de uma melhor adaptação do sujeito ao meio.
Embora o desenvolvimento intelectual seja um processo contínuo, pode ser descrito como uma sequência de estágios, na medida em que os critérios de corte longitudinal têm um certo sentido lógico e relevância empírica e ainda proporcionam clareza ao estudo evolutivo.

Estádio sensório-motor (0 – 2 anos): A inteligência das crianças durante este estádio é fundamentalmente prática, ligada ao sensorial e à ação motora. Os êxitos mais destacados são o estabelecimento do comportamento intencional, a construção do conceito de objeto permanente e das primeiras representações e o acesso à função simbólica.

Estádio pré-operatório (2 – 7 anos): Caracteriza-se pelo desenvolvimento progressivo dos processos de simbolização, ainda não integrados em estruturas lógicas. Certas limitações são típicas deste estádio: egocentrismo cognitivo, ausência de reversibilidade, insensibilidade à contradição, pensamento ainda exclusivamente ligado aos índices percetivos e raciocínio indutivo.

Estádio das operações concretas (7 – 11 anos): É caracterizado pela superação do egocentrismo, o aparecimento da lógica e da reversibilidade. As operações da lógica concreta são possíveis quando o indivíduo enfrenta situações específicas; caso tenha que realizar tarefas similares, mas com materiais ou conteúdos abstratos, as suas possibilidades diminuem. 

Estádio das operações formais (a partir da adolescência): É definido pelo aparecimento da lógica formal, da capacidade de operar logicamente com entidades linguísticas. Tem-se acesso ao mundo do possível e o pensamento é capaz de operações dedutivas, da exaustividade lógica e da análise teórica.
Este tem como fatores de desenvolvimento as seguintes etapas:

  • Hereditariedade e maturação interna;
  • Experiência física;
  • Transmissão social;
  • Equilibração.


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