Para Piaget o desenvolvimento intelectual
processa-se em quatro estádios
que são estruturas de conjunto que têm a sua unidade funcional, o que vai
permitir caracterizá-las. Cada estádio é um sistema que se distingue, que é
diferente dos outros, do ponto de vista qualitativo, isto é, cada um tem as
suas formas próprias de adaptação ao meio. Segundo Piaget, cada estádio tem o
seu equilíbrio próprio que permite que o sujeito se adapte às situações novas.
A passagem de um estádio ao seguinte é um processo de equilíbrio no sentido de
uma auto-regulação. Assim, o processo de desenvolvimento vai no sentido de uma
melhor adaptação do sujeito ao meio.
Embora o
desenvolvimento intelectual seja um processo contínuo, pode ser descrito como
uma sequência de estágios, na medida em que os critérios de corte longitudinal
têm um certo sentido lógico e relevância empírica e ainda proporcionam clareza
ao estudo evolutivo.
Estádio sensório-motor (0 – 2 anos): A inteligência das crianças durante este estádio é
fundamentalmente prática, ligada ao sensorial e à ação motora. Os êxitos mais
destacados são o estabelecimento do comportamento intencional, a construção do
conceito de objeto permanente e das primeiras representações e o acesso à
função simbólica.
Estádio pré-operatório (2 – 7 anos): Caracteriza-se pelo desenvolvimento progressivo dos
processos de simbolização, ainda não integrados em estruturas lógicas. Certas
limitações são típicas deste estádio: egocentrismo cognitivo, ausência de
reversibilidade, insensibilidade à contradição, pensamento ainda exclusivamente
ligado aos índices percetivos e raciocínio indutivo.
Estádio das operações concretas (7 – 11 anos): É caracterizado pela
superação do egocentrismo, o aparecimento da lógica e da reversibilidade. As
operações da lógica concreta são possíveis quando o indivíduo enfrenta
situações específicas; caso tenha que realizar tarefas similares, mas com
materiais ou conteúdos abstratos, as suas possibilidades diminuem.
Estádio das operações formais (a partir da
adolescência): É definido pelo aparecimento da lógica formal, da capacidade de
operar logicamente com entidades linguísticas. Tem-se acesso ao mundo do
possível e o pensamento é capaz de operações dedutivas, da exaustividade lógica
e da análise teórica.
Este
tem como fatores de desenvolvimento as seguintes etapas:
- Hereditariedade e maturação interna;
- Experiência física;
- Transmissão social;
- Equilibração.
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