O desenvolvimento
é um processo contínuo que começa com a vida, isto é, na conceção, e que a acompanha,
sendo agente de modificações e aquisições. A sequência do desenvolvimento no
período pré-natal, isto é, antes do nascimento, é fixa e invariável. A cabeça,
os olhos, o tronco, os braços, as pernas, os órgãos genitais e os órgãos
internos desenvolvem-se na mesma ordem, e aproximadamente nas mesmas idades
pré-natais em todos os fetos. Por outras palavras, o crescimento e as mudanças
no comportamento são ordenados e, na maior parte das vezes, ocorrem em
sequências invariáveis (ex: todos os fetos podem mover a cabeça antes de
poderem abrir as mãos).
Desenvolvimento
motor propriamente dito
No que diz respeito ao desenvolvimento motor, existe uma
sequência na aprendizagem das capacidades motoras: os bebés seguram a cabeça
antes de se sentarem sem apoio, sentam-se antes de gatinharem, e gatinham antes
de andarem. A idade pode mudar ligeiramente, mas a sequência é a mesma para
todas as crianças.
Ou seja, a
sequência do desenvolvimento ocorre de igual forma em quase todas as crianças e
cada uma delas passa por cada estádio de desenvolvimento sensivelmente na mesma
idade.
Contudo, o
desenvolvimento motor é influenciado pela maturação biológica, que é estimulada
pela prática. Por isso, a prática precoce constitui um fator chave para a
manutenção e o futuro desenvolvimento de ações.
A natureza
ordenada do desenvolvimento físico e motor inicial está ilustrada pelas
tendências direcionais. Os aumentos nas proporções do corpo são desiguais e
influenciados pelos princípios de desenvolvimento próximo-distal,
céfalo-caudal, e ação concentrada para específica:
- da cabeça em direção aos dedos dos pés (progressão céfalo-caudal) pelo que o bebé tem maior controlo motor sobre a cabeça do que sobre os músculos situados mais abaixo.
- do eixo central do corpo para fora (progressão próximo-distal), pelo que o bebé movimenta com maior controlo primeiro o tronco e só depois os braços e mãos.
- das ações concentradas para as específicas (progressão da ação concentrada para a específica) sendo que as primeiras ações do bebé são difusas, grosseiras, globais e não diferenciadas, envolvendo o corpo todo ou grandes segmentos do mesmo.
Fases de desenvolvimento motor. |
Finalmente,
refira-se que o desenvolvimento é padronizado e contínuo mas nem sempre
uniforme e gradual. Há períodos de crescimento físico muito rápido - nos
chamados surtos do crescimento - e de incrementos extraordinários nas
capacidades psicológicas. Por exemplo, a altura do bebé e o seu peso aumentam
enormemente durante o primeiro ano, e os pré-adolescentes e adolescentes também
crescem de modo extremamente rápido. Os órgãos genitais desenvolvem-se muito
lentamente durante a infância, mas de modo muito rápido durante a adolescência.
Durante o período pré-escolar, ocorrem rápidos aumentos no vocabulário e nas
habilidades motoras e, por volta da adolescência, a capacidade individual para
resolver problemas lógicos apresenta um progresso notável.
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